Ter um planejamento eficiente é o primeiro passo para fazer uma gestão de obras impecável. Você bem sabe que esse trabalho demanda muitos custos. Além disso, é preciso considerar o tempo que levará para tudo ser concretizado e, claro, a equipe que ajudará você a finalizar o projeto com excelência.
Por essa razão, é muito importante saber exatamente quais decisões tomar para evitar contratempos e, até mesmo, prejuízos financeiros ou desperdícios. Para isso, a busca pelo conhecimento precisa ser constante.
Neste guia prático, vamos mostrar a você por que é importante estudar cada vez mais sobre gestão de obras e como a tecnologia pode auxiliar nesse momento. Acompanhe!
Por que é importante buscar conhecimento para fazer uma boa gestão de obras?
Aprender a fazer o gerenciamento de obras é importante para que você consiga otimizar seus processos, suas práticas e as suas metodologias de trabalho. Embora você já seja um profissional experiente na área, é necessário ter em mente que o mercado da construção civil sofre muitas transformações.
Dessa forma, quanto mais estuda sobre o assunto, mais relevância terá diante de seus concorrentes. Para ajudar você a expandir seus conhecimentos na área, separamos alguns livros considerados muito importantes para quem deseja melhorar a sua gestão de obras:
- A técnica de edificar, por Walid Yazigi: o autor apresenta quais são as etapas de construção dos empreendimentos e, ainda, oferece orientações técnicas com foco na qualidade e respeitando as normas vigentes;
- Planejamento e controle de obras, por Aldo Dórea Mattos: o livro detalha cada processo da gestão, que vai desde a estrutura analítica do projeto até o acompanhamento da obra, mostrando os estudos de casos e erros mais comuns;
- Indicadores de sustentabilidade em engenharia, por Pedro Fantinatti: o autor propõe diferentes abordagens de identificar e avaliar os problemas, a fim de apresentar as melhores práticas para aplicar a sustentabilidade na obra.
Como a tecnologia pode auxiliar na gestão de obras?
A tecnologia tornou a gestão de obras mais eficiente, pois fornece os recursos necessários para controlar todo o gerenciamento da construção, como produtividade, qualidade, segurança etc. Nesse sentido, veja as principais etapas que são beneficiadas com o uso dela.
Planejamento
Como a quantidade de recursos que envolvem uma obra é muito grande, é necessário fazer uso da tecnologia para maximizar o custo-benefício e reduzir ao máximo os atrasos. Na etapa do planejamento, você conseguirá especificar cada processo e materiais necessários para trabalhar com estimativas concretas.
Acompanhamento da obra
A má execução das tarefas é um dos maiores problemas da gestão de obras. Com a tecnologia, a inspeção se tornará mais clara e rotineira, fazendo com que os diários sejam realizados com mais facilidade, tornando-os disponíveis de maneira imediata ao engenheiro responsável.
Gestão de relatórios
A tecnologia possibilita a centralização das informações, fazendo com que os relatórios sobre as obras sejam facilmente acessados pelos profissionais responsáveis.
Percebeu como uma gestão de obras pode ser ainda mais eficiente com o uso da tecnologia? Dessa forma, os profissionais conseguem tomar suas decisões com base em dados reais, diminuindo, assim, a necessidade de retrabalhos e a ocorrência de prejuízos financeiros.
Ficou com alguma dúvida sobre gestão de obras? Deixe um comentário no post para que possamos ajudar você!