Por que sua empresa precisa investir em Compliance e Governança Corporativa?

Quem é gestor sabe da importância de a empresa cumprir as leis, normas e regulamentos, certo? Por isso, investir em compliance e governança corporativa é algo essencial nos dias atuais.

É por meio da adoção desses modelos gerenciais que é possível antever riscos, sanar problemas e melhorar a reputação da empresa perante a sociedade. Inclusive, faz parte para o cumprimento do ESG, acrônimo do inglês, Environmental, Social and Governance, que refere-se a uma grande tendência e uma necessária resposta das empresas frente aos desafios da sociedade contemporânea.  

No artigo que compartilhamos abaixo, explicamos o que é Compliance e Governança Corporativa e, porque, sua empresa precisa investir nelas! Siga a leitura e tire suas dúvidas!

O que é compliance e para que serve?

O termo compliance é traduzido como conformidade. Portanto, está relacionado ao conjunto de ações e comportamentos da empresa para cumprir as regras e padrões definidos pelas leis, órgãos reguladores e normas internas ou externas.

As empresas estruturam programas de compliance ou até mesmo uma área dentro da corporação. Assim, os funcionários envolvidos podem ser responsáveis ​​por atividades como:

  • Criação de um código de conduta
  • Digitalização de processos 
  • Atualização de processos de acordo com as normas
  • Gestão de problemas 
  • Auditorias internas
  • Manutenção de canais de comunicação interna para denúncias
  • Entre outras

De acordo com a Pesquisa de Maturidade em Compliance no Brasil, realizada pela KPMG, em 2017, “o caminho para a conformidade muitas vezes varia conforme a empresa, sua história, estrutura legada, experiências anteriores, setor, atividades de negócios e objetivos futuros”.

Ainda assim, com base nos dados da KPMG, há um consenso de que o caminho para a conformidade é uma oportunidade para as empresas adicionarem requisitos de conformidade e identificarem formas de aumentar a eficiência.

E o que é Governança Corporativa?

A governança corporativa, por sua vez, é um conjunto de regras, princípios e procedimentos que regulam a estrutura e o funcionamento dos órgãos sociais de uma empresa. Isto implica o estabelecimento de relações entre o conselho de administração, o conselho de acionistas e as restantes partes, para o que se estipulam as regras necessárias pelas quais se rege o processo de tomada de decisões sobre a organização.

A implementação de boas práticas de governança corporativa pode ser um importante direcionador para a criação de valor nas empresas, uma vez que negócios com sólidos sistemas de governança tendem a apresentar melhores resultados financeiros do que seus concorrentes.

Atualmente, a entrada de novos investidores e capital estrangeiro é muito importante para o crescimento das empresas e geração de empregos. Por isso, os mecanismos para aumentar a transparência sobre os processos internos das empresas são mais importantes do que nunca, inclusive para atrair investidores qualificados

Vantagens do compliance e governança corporativa

A implementação de boas práticas de compliance e governança corporativa pode ser um importante motor na criação de valor para as empresas. É muito importante aumentar a transparência sobre processos internos. Os benefícios diretos obtidos com isso são os seguintes:

  • Acesso a financiamento: a incorporação de mecanismos de controle e participação acionária, bem como a profissionalização do conselho de administração, favorece a gestão responsável da empresa e o estabelecimento de objetivos que buscam o crescimento sustentável de longo prazo. Isso gera maior confiança do mercado e dos investidores, que preferem depositar seus ativos em empresas que apresentam sólida governança corporativa.
  • Geração de valor: a boa governança corporativa aumenta a rentabilidade das empresas e seu valor no mercado, tornando-as mais atrativas e posicionando-as melhor que seus concorrentes.
  • Gestão de riscos: as empresas adquirem estruturas de gestão mais sólidas, nas quais a tomada de decisões é mais ágil e eficaz. Além disso, estão mais preparados para qualquer eventualidade econômica tanto em  nível nacional como internacional.
  • Criação de sinergias: o fato de o objetivo de negócio de uma empresa estar associado a valores ou serem atrativos para trabalhar aumenta o seu valor em termos de reputação. Isso permite a criação de sinergias mais interessantes, garantindo sua estabilidade e projeção no mercado.
  • Benefícios para a economia nacional: aumenta o investimento de capital estrangeiro contribuindo para o desenvolvimento financeiro. Desta forma, contribui para promover o crescimento e a criação de emprego na sociedade.

Invista na sua empresa

Como fica claro, investir em Compliance e Governança Corporativa é um caminho sem volta para toda empresa que deseja ter melhor presença de mercado, transparência e mais acesso a recursos.

Além disso, é uma das melhores formas de se diferenciar da concorrência, atrair novos investidores e ampliar sua atuação no mercado local e internacional. Afinal, demonstra ser uma empresa séria e comprometida com sua visão, missão e valores.

Mas é claro que, para implantar um Compliance e Governança Corporativa, a assessoria jurídica é fundamental. Uma equipe especializada e com conhecimento na área poderá lhe orientar da melhor forma para que a empresa atinja os objetivos inicialmente tratados.

Por fim, esperamos que tenha compreendido os motivos de investir em Compliance e Governança Corporativa e que tenha ampliado seus conhecimentos sobre o tema. E caso queira mais informações, entre em contato com nossos consultores.

Categorias

Mais publicações

plugins premium WordPress